Você saberia responder a pergunta: “sua gráfica é criativa?”. Vamos entender um pouco mais sobre o termo para entender a questão.
Primeiro, a criatividade pode ser definida de diversas formas. Uma pessoa que soluciona problemas de maneira rápida pode ser considerada criativa, por exemplo, mas uma das definições mais relevantes está relacionada à originalidade de ideias. Apesar de ser um conceito abrangente que envolve áreas distintas, desde a música até a pintura ou em profissões como o design e a publicidade, a criatividade é um fator essencial em uma gráfica.
Esteja antenado
Para realçar toda essa criatividade é fundamental estar por dentro de todas as novidades do setor. As principais tendências do mercado são guias fundamentais para tomar decisões na sua indústria gráfica. Estudá-las e entender o que pode ser aprimorado diferencia sua indústria em meio a concorrência e conquista o coração do público.
Seja original
Vale lembrar que ser autêntico é fundamental para a criatividade. Faça uma análise do que você tem proposto para o seu cliente e elabore produtos únicos. Para isso, tente observar o problema que você está solucionando por outro ângulo, e entregue valor para o seu consumidor. Buscar informações diversas, mesmo que em quantidade reduzida, em todas as áreas é uma forma de exercitar o cérebro.
Perceba o seu entorno
Por fim, avalie o ambiente de trabalho. Um local que seja descontraído e informal pode ser o diferencial que fomenta um trabalho mais criativo e processos inovadores por parte dos seus colaboradores. Em uma indústria gráfica isso é fundamental, pois o próprio espaço favorece a criação e a tomada de decisões inovadoras.
E aí? Sua gráfica é ou não criativa?
0 comentários