Quando você pensa em aprendizagem, normalmente imagina os alunos em suas mesas, escrevendo, ou ouvindo um professor na sala de aula. No entanto, hoje há uma variedade de ferramentas que apoiam a aprendizagem e a alfabetização. Em todo o mundo, novos métodos e ferramentas de aprendizagem estão sendo adotados em sala de aula a um ritmo cada vez mais rápido, incluindo a tecnologia digital.
Curiosamente, há pesquisas que relatam que existem limitações de aprendizagem e retenção da informação a partir de dispositivos digitais, em comparação aos materiais impressos.
Two Sides reuniu alguns fatos reveladores sobre o aprendizado e a alfabetização que demonstram porque a impressão, o papel e o lápis ainda são ferramentas de aprendizagem altamente eficazes. Desde a escrita até a leitura, da compreensão até a retenção – a impressão, o papel e a escrita à mão trazem benefícios comprovados e continuam a desempenhar um papel essencial na educação e no desenvolvimento.
- “Ter uma ampla gama de habilidades de escrita – da produção básica da letra, formas e números, à caligrafia de qualidade – está positivamente ligado ao desempenho acadêmico”. 1
- “…Os alunos que leem textos impressos tiveram uma pontuação significativamente melhor em testes de compreensão de leitura do que os alunos que leem os textos digitalmente”.2
- Para crianças pequenas, o desenvolvimento da caligrafia é uma tarefa complexa que requer a coordenação de várias tarefas cognitivas, processos motores e neuromotores. Pesquisas recentes sugerem que escrever à mão nos primeiros anos contribui para o desenvolvimento da boa de leitura.3
- “As habilidades motoras da escrita na pré-escola foram indicadores mais fortes de leitura e raciocínio matemático do que atividades de habilidade motora fina”.4
- “Alunos do ensino fundamental que escrevem à mão costumam escrever mais rapidamente, produzir textos mais longos e elaborar frases mais completas do que aqueles que não usam a caligrafia, além de fortalecer as habilidades motoras em jovens estudantes”. 5
- “Quando as crianças escrevem o texto à mão, elas não só produzem palavras mais rapidamente do que outras que digitam em um teclado, mas também expressam mais ideias. A imagem cerebral de assuntos mais antigos sugere que a conexão entre a escrita e a geração de ideias foi ainda mais longe. Quando as crianças foram convidadas a propor ideias para uma redação, aquelas com melhor caligrafia tiveram maior ativação em áreas associadas à memória e aumento da ativação geral na leitura e na escrita”.6
- As crianças “lembram mais detalhes das histórias que leem no papel do que das que leem em e-books, mesmo que associadas com animações interativas, vídeos e jogos”.7
- Millennials dizem que preferem o papel. De fato, 60 em 66 alunos preferem o papel ao computador quando estudam. Embora se acredite que essa nova geração de estudantes possa estar adaptada à nova tecnologia, quase todos expressaram ter preferência por papel, geralmente afirmando que sentem que se apresentam melhor quando leem no papel, em vez de em uma tela.8
- Laptops são comuns em salas de aula universitárias e uma de suas desvantagens é que oferecem distrações. Pesquisa sobre os efeitos do uso de notebooks em classe no aprendizado mostrou que múltiplas tarefas em um laptop representam uma distração significativa para os estudantes e pode ser prejudicial para a compreensão do conteúdo das aulas.9
Estudos que comparam a eficiência e eficácia da leitura impressa versus leitura no digital, comprovam que o impresso tem vantagens importantes. Leitores de materiais impressos:
- Leem mais rapidamente;10
- Têm menos fadiga mental;11
- Relatam níveis significativamente mais baixos de fadiga ocular após leitura;12
- Têm mais facilidade de concentração;13
- Absorvem mais informações sobre o que foi lido;4
- Têm melhores resultados em provas de compreensão de texto.15
- Os alunos frequentemente precisam visualizar mais de um texto, tanto nas discussões em sala de aula quanto no estudo. É difícil fazer isso com textos eletrônicos, porque os dispositivos de leitura eletrônica geralmente não permitem a visualização de mais de uma leitura ao mesmo tempo tela.16
- Um estudo de 2012 feito pelo Centro de Pesquisas de Internet Pew & American Life Library Services, com 2.252 pessoas acima de 16 anos, descobriu que 81% dos pais acreditam que é “muito importante” que seus filhos leiam livros impressos, citando a importância da experiência única sensorial e tátil da impressão”.17
- A tangibilidade da impressão tradicional também tem impacto emocional, permitindo que os leitores interpretem e internalizem o texto através de suas próprias experiências e crenças.18
- O texto impresso permite que os leitores mapeiem mentalmente as informações que eles leram em relação a outras ou a “marcos” (por exemplo, capítulo, a página esquerda ou direita, perto da parte superior ou inferior da página). Mapas espaciais têm mostrado melhoras na aprendizagem, retenção e compreensão geral.19
- Os textos impressos são “adequados às necessidades dos alunos” porque as anotações e grifos podem ser feitos diretamente no papel.20
- A anotação manuscrita ajuda os alunos a realocar pontos importantes ou citações para uso no desenvolvimento da narrativa.21
- Uma pesquisa com estudantes da Universidade de Oxford descobriu: “…a leitura na tela é mais superficial… A a concentração e o tempo de leitura são mais curtos.” Os alunos relataram que, com textos eletrônicos, geralmente leem apenas pequenos trechos e geralmente de forma não linear. Eles também relataram que ler na tela exige mais esforço para se concentrar.22
- “Em um estudo abrangente com estudantes em cinco grandes universidades (Cornell, Universidade de Indiana, Universidade de Minnesota, Universidade de Virgínia e Universidade de Wisconsin), a maioria expressou ter preferência por livros didáticos, e geralmente teve uma experiência negativa com e-books. ”23
- “54% dos estudantes de Wisconsin relataram que os livros impressos possibilitam melhor resultado de aprendizagem do que os e-books”. 24
- “Os aspectos negativos dos e-books incluem “pouca legibilidade, esforço ocular, resolução insuficiente para imagens, dificuldades de zoom e rolagem, dificuldade de anotação, ilegibilidade em alguns dispositivos móveis e uma aversão a ler no computador ou outro dispositivo”.25
- “A Universidade de Minnesota expressou a crença de que os textos eletrônicos não melhoraram os resultados dos alunos. Alguns professores relataram que seus alunos realmente leem menos do que outros que leem livros impressos. Como resultado, os professores preferiram textos impressos para instrução de classe”. 26
Fontes:
- Dinehart, L., 2014
- Mangen, A., et al, 2013*
- James, K. and Engelhardt, L., 2012*
- Dinehart, LHB and Manfra, L. 2013. EarlyEducationandDevel. 24(2): 138–161*
- Zubrzycki, J., 2012
- Berninger V.W., et al., 2006. Dev. Neuropsychol. 2006:29(1):61-92*
- Jabr, F., 2013
- Subrahmanyam, K., 2013
- Sana, F., et al, 2013
- Nielsen, J., 2012
- Wastlund, E. et al, 2005*
- Jeong, H., 2012* 13. Jabr, F., 2013
- Christensen, A., 2013
- Jeong, H., 2012*
- The Trusteesof Princeton University, 2010
- Zickuhr, K., 2013
- Millward Brown, 2013
- Jabr, F., 2013
- Jabr, F., 2013
- Cull, B., 2011
- Keller, A., 2012
- American Forest &Paper Assoc., 2013
- Internet2 eTextbook Final Project Report, 2012
- Internet2 eTextbook Final Project Report, 2012
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* Artigo completo disponível apenas em periódico
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