Notícias

Como evitar desperdícios na indústria gráfica?

por | set 14, 2022 | Artigos | 0 Comentários

Existem dois tipos principais de desperdício nas gráficas, o visível e o oculto. É fundamental identificar qual área de produção tem tido maiores perdas para eliminar rapidamente o problema. Um dos maiores exemplos de desperdício em nossa indústria, é a superprodução. Uma vez que o impresso é personalizado para cada cliente, a produção fica parada e não pode ser reaproveitada.

Outro grande trunfo de uma gráfica, é sua qualidade. Esse é um dos principais critérios de escolha do cliente, afinal, é seu material pessoal de divulgação que está em jogo aqui. Se a tiragem de uma impressão de cartões de visita, por exemplo, sair com uma cor apagada, o cliente irá reclamar e eventualmente devolver o produto. Isso gera um desperdício de tinta, material e tempo dos colaboradores de sua empresa na produção de um material defeituoso. Por isso, invista em treinamentos e equipamentos mais modernos. 

Na área de serviços gráficos, a comunicação clara com o cliente é essencial. Entender o briefing e entregar exatamente o que foi pedido, evita superprodução e insatisfação de um cliente. Implementar um relacionamento mais humano com o cliente, pode ser a solução para esse problema.

Além disso, você precisa eliminar do seu processo de produção, atividades que ocupam tempo de seus colaboradores e que podem ser agilizadas. Até a localização dos equipamentos de uma forma mais objetiva, pode influenciar no tempo de produção e consequentemente, na entrega ao cliente final.

Sabemos que identificar esses erros dentro da sua “própria casa” pode ser difícil. Mas são pequenas atitudes que quando alteradas, irão fazer sua indústria produzir mais em menos tempo. Lembre-se, gestão de tempo e insumos também é muito importante na geração de receita e captação de clientes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *